Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Foco e Escopo da Ilinx

  1. Atualizar e prosseguir com a prática de publicação científica atualizada e diversificada sobre as pesquisas do corpo-em-arte como potência de criação em âmbito presencial.
  2. Operar com um quadro diversificado de colaboradores/pareceristas, que integre pesquisadores de diferentes conjunturas artísticas e científicas de criação, para assim compor um conjunto plural e democrático de avaliadores melhor preparados para analisar os materiais recebidos.
  3. Oferecer uma sessão de pesquisa de linguagem e/ou documentos audio-visuais em Artes Cênicas, intitulada Documentos Artísticos.
  4. Manter a periodicidade semestral.

 

Políticas de Seção

Artigos

Seção destinada a artigos, ensaios, textos performativos, propostas de escritas experimentais, descrição crítica de processos criativos e está aberta para autores e pesquisadores das artes do corpo e presenciais. Aceitamos trbalhos parcialmente publicados em anais de eventos desde que esteja de acordo com as normas da revista. Todos os trabalhos apresentados nessa sessão, independente de seu formato, serão arbitrados pelo consellho editorial da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas de livros, artigos, obras completas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Sessão destinada a entrevista de atores, diretores e pensadores das artes cênicas. As publicações podem ser realizadas a convite dos editores ou submetidas para apreciação do conselho editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documentos Artísticos e Audiovisuias

Destinada para arquivos audio-visuais que exponham em sua produção pensamentos, críticas e processos e possuam tenham como pano de fundo reflexões com o corpo-em-arte. Serão aceitos desde documentos relativos a processos de criação como cadernos de anotações, arquivos de pesquisa de campo, videos de ensaios, trechos de espetáculos ou espetáculos completos, processos pedagógicos, fotos de pesquisa ou fotografias artísticas etc além de videos de processos pedagógicos, debates, mesas redondas, palestras. Esses arquivos audio-visuais podem estar alojados em repositórios como Vimeo, Picasa, YouTube etc e serem enviados apenas os links para essa produção. Em casos específicos esses arquivos podem ser disponibilizados diretamente na revista. Cada link ou arquivo audio-visual passará primeiro pelo crivo dos editores e posteriormente será arbitrado pelo conselho artístico e científico da revista.

Editores
  • Renato Ferracini
  • Melissa Lopes
  • Patrik Vezali
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Política Editorial da Revista Ilinx

  1. Fomentar a pesquisa sistemática acadêmica e extra-acadêmica em Artes Cênicas no Brasil, oferecendo um espaço permanente e democrático de apresentação e reflexão sobre as produções.
  2. Promover o debate entre pesquisadores das diversas partes do país e de outros países, relacionando as linhas de pesquisa desenvolvidas em diferentes instituições, grupos de estudo, coletivos de criação, etc.
  3. Publicação de artigos, resenhas, traduções, vídeos, análise de processo e outros possíveis materiais compatíveis com o meio digital relacionados ao tema da publicação.
  4. Fazer dialogar os conteúdos da revista com o quadro permanente de debate dos Grupos de Trabalho da Associação Brasileira de Pesquisa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE).
  5. Estimular a investigação no campo das possíveis novas linguagens de documentação e suportes para a pesquisa em Artes Cênicas.
  6. Confrontar as pesquisas acadêmicas e extra-acadêmicas contemporâneas no setor.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.