De onde nascem as dramaturgias: apontamentos de micropolítica na formação/criação (parte 1)

Caroline Maria Holanda

Resumo


O tema de trato em pesquisa é a dramaturgia e a composição. O desejo é mesmo  organizar idéias em torno de elementos compositivos e modos de articulação entre eles, visto a partir de um possível caminho metodológico de interlocução. Entretanto, a dramaturgia e os elementos de composição não são entes abstratos e essa indissociabilidade entre os entornos contextuais e a composição do trabalho mesmo, entre as condições materiais/político-sociais e seu fazer, foram aqui tomadas em relevo. O presente artigo traça-se levantando algumas questões em torno das concepções referenciais de criação/formação e os possíveis descompassos de suas implementações. O intuito é levantar reflexões que nos possibilitem estabelecer com mais justeza as condições de emergência que viabilizem uma maior potência na criação dramatúrgica em dança contemporânea.

Palavras-chaves: Dramaturgia. Micropolítica. Dança Contemporânea. 


The subject of treatment in research is dramaturgy and composition. The desire is to organize ideas around compositional elements and modes of articulation between them, seen from a possible methodological path of interlocution. However, dramaturgy and the elements of composition are not abstract entities, and this inseparability between surrounding contexts and the composition of work itself, between the material/socio-political conditions and their doing, have been taken up here. The present article is drawn up by raising some questions about the reference conceptions of creation/formation and the possible mismatches of its implementations. The intention is to create reflections that enable us to establish more accurately the emergency conditions that enable a greater power in the dramaturgical creation in contemporary dance.

Keywords: Dramaturgy. Micropolitics. Contemporary dance.



Palavras-chave


Dramaturgia, Micropolítica, Dança Contemporânea

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ISSN 2525-6572